ACESSIBILIDADE | Ir para conteúdo (alt+1) | Ir para menu (alt+2) | Ir para a busca (alt+3) | Ir para o rodapé (alt+4) | Contraste (alt+5) | Download VLibras
DIRETORIA CULTURAL DO IATE CLUBE DE BRASÍLIA

Memórias da Década de 1960

Ata de Fundação - Parte 01

Ata de Fundação - Parte 02

Juscelino Kubitschek de Oliveira Patrono do Iate Clube de Brasília.

Em 30 de abril de 1960.Escolha do local das primeiras edificações a serem construídas na Sede do Iate Clube de Brasília. Da direita para a esquerda: o engenheiro os fundadores, Álvaro Alberto de Araújo Sampaio, Aloysio de Carvalho Sylva, Antônio Cunha, Ângelo Paz Sobreira, Sylvio Poderosa e ao centro Francisco Meinberg, representando a novacap.

Vista aérea do Iate Clube de Brasilia 1960

Quando o Iate foi fundado, os ministérios eram assim

25 de junho de 1960. Inauguração das primeiras obras do Iate Clube de Brasília. Vendo-se ao redor do mastro das bandeiras, Paulo de Tarso -Presidente do Conselho Deliberativo, os Fundadores Sylvio Pedroza e Antônio Cunha e o Prefeito de Brasília Israel Pinheiro entre outras autoridades.

25 de junho de 1960. Solenidade de Inauguração das primeiras obras do Iate Clube de Brasília. Na foto o Prefeito de Brasília Israel Pinheiro, Sobral Pinto e outros sócios e convidados.

25 de junho de 1960. Inauguração das primeiras obras do Iate Clube de Brasília. Na solenidade, o Prefeito de Brasília Israel Pinheiro e Sobral Pinto, o 1° Vice-Comodoro e fundador Sylvio Piza Pedroza, o repórter fotográfico da revista manchete Jader Neves, os fundadores Álvaro Alberto de Araújo Sampaio, Aloysio de Carvalho Silva, Léo David, Carlos Murilo, Agnelo Paz Sobreira e outros sócios e convidados.

Dia 11.12.1960, preparativos para a primeira Regata de barcos a Vela (Flotilha Snipe), denominada Marinha de Guerra do Brasil, que teve total apoio dos Comandantes da Marinha e dos Fuzileiros Navais. Participantes: Álvaro Alberto de Araújo Sampaio, Goethe Viana, Fernando Araújo, Rodrigo Hassalson e o vencedor foi Goethe dos Santos.

25 de junho de 1960. Inauguração das primeiras obras do Iate Clube de Brasília. Vendo-se o Presidente da Novacap Israel Pinheiro e o Fundador Alvaro Sampaio hasteando as Bandeiras.

Em 1960.Construção do Cais do ICB .

1960.Cais com 300 metros de extensão em forma da letra L, construído ao terreno seco, aguardando a chegada do lago atingir a cota mil.

1960. Casa flutuante do Conselheiro Nato Carlos Nascimentos (Chefinho).

25 de junho de 1960. Inauguração das primeiras obras do Iate Clube de Brasília. Vendo-se o Presidente da Novacap e Prefeito de Brasília Israel Pinheiro e outros sócios e convidados.

11.12.1960. Partida da 1ª Regata de Barcos à Vela - Flotilha nº. 516 da Classe Snipe. Vendo-se o Barco “Lilico” e os Fundadores Aloysio de Carvalho Silva e Álvaro Alberto de Araújo Sampaio.

11.12.1960. Acidente ocorrido com a virada do barco “lilico”, abalroado pelo barco “jeitoso” de Goethe e Ernesto, na montagem da boia de contravento na 2ª volta do triângulo. Vendo-se o barco virado e a tripulação Sampaio e Aloysio tentando desvirar o snipe, auxiliado por uma lancha do Iate.

11.12.60. Com consequência da virada do barco, vê-se o timoneiro Álvaro Alberto Sampaio, acidentado na sua mão esquerda onde sofreu um corte que comportou 15 pontos.

25 de maio de 1960. Inauguração da Primeira Sede Social do Iate Cube de Brasília. Oportunidade que foi servido um vatapá feito pela Sra. Laurinda de Araújo Sampaio, mãe do fundador Álvaro Sampaio. Na mesa: Geraldo Carneiro, Sylvio Piza Petrosa, Carlos Quadros e a Senhora Laurinda.

25 de Junho de 1960.Inauguração da primeira Sede Social Náutica provisória em madeira e pequeno bar à beira do Lago Paranoá antes de atingir a cota mil.

1960. Cais com 300 metros de extensão em forma da letra L, construído ao terreno seco, aguardando a chegada do lago atingir a cota mil.

Vista da aérea Náutica 1960

1960. Lancha Presidencial Gilda, vinda da Bahia de Guanabara.

Dia 1º de outubro de 1961. Primeiro passeio dos sócios do Iate no Lago Paranoá, com a Lancha Pioneira de 30 Pés, equipada com 2 motores penta de 120 hp. Veja-se que a mesma está superlotada.

1961.Inauguração da Seção Náutica do Iate, sobre a administração da Hoss para organizar passeios com os sócios do Iate no Lago Paranoá, a bordo da lancha Pioneira.

29 de janeiro de 1961.Dias antes de deixar a presidência da República. O presidente Juscelino Kubitschek e patrono do Iate na sua primeira visita ao Clube sendo cumprimentado, efusivamente, pelas autoridades que participaram das Inaugurações do Cais com 300m de extensão, Garagem para barcos com 625m², Ginásio coberto para esportes, com 2.500m²; Piscina infantil, Alambrado, asfaltamento e urbanização interna, dois bares das piscinas.

2ª Segunda Sede Social inaugurada dia 29 de Janeiro de 1961, o lugar servia como centro das reuniões da Diretoria do Clube e ainda era utilizado pela turma da vela. Na foto, observa-se o 1º bar montado na Sede.

Em 1960. Início da Construção do Ginásio de Esportes.

Em 29.01.1961 o Ginásio de Esportes foi inaugurado. Vendo-se o Comodoro Sylvio Piza Pedrosa “esquiando” na Piscina Social e puxado pelo um Jeep.

29.01.1961.Inauguração do Ginásio de múltiplos esportes com 2.500m². Estrutura criada inicialmente para ser feita uma quadra de tênis coberta, com o projeto do Arquiteto Oscar Niermeyer, a pedido do Comodoro Sylvio Pedroza. Porém, com a inundação ocasionada pelo Lençol freático das águas do Lago Paranoá, foi preciso suspender o piso, transformado em ginásio de múltiplos esportes . Época de destaque da tenista Maria Esther Bueno.

Em 29.01.1961 o Ginásio de Esportes foi inaugurado. Vendo-se estacionamento lotado de carros da época.

Dez. de 1960, a construção da 1ª Piscina Social

Inauguração da Piscina Social, em 23.04.1961. Vendo-se o Presidente do Conselho Deliberativo do Iate, Paulo de Tarso recebendo a flâmula do Clube Fluminense do RJ, de uma das participantes do balé aquático do mencionado clube. Presentes o Fundador e Comodoro Geraldo Carneiro, o Fundador e Vice-Comodoro Sylvio Pedroza, entre outros fundadores e sócios patrimoniais.

23 de abril de 1961. Inauguração da Piscina do Feijão.

Desfile das atletas do Balé Aquático do Clube Fluminense do Rio de Janeiro na Inauguração da Piscina Social dia 23.04.1961, com a presença dos fundadores Geraldo Carneiro e Sylvio Pedroza, entre demais autoridades e associados.

23 de abril de 1961. Inauguração da Piscina do Feijão com desfile das atletas do Balé Aquático do Clube Fluminense do Rio de Janeiro.

Junho de 1961. Praia onde sócia passavam os finais de semana.

Vista panorâmica do Iate. Vendo-se as primeiras edificações do Iate, 2ª Sede de madeira, Ginásio de esportes, Piscina Infantil, Quadras de Futevôlei entre outras.

Foto do Lago Paranoá em 1960, que inspirou o 1º Prêmio de Fotografia em 2004

Vista panorâmica do Iate. Vendo-se a construção do Galpão de barcos da náutica, 2ª Sede de madeira, Ginásio de esportes e Antiga Sede onde hoje funciona o Memorial, o Conselho Deliberativo, e o Salão de Festas.

1971. O sócio Marcello Katalinic Dutra no 1º Camp.Sul-Americano.

Delegação de Brasília no IX Camp. Brasileiro da Classe Snipe, em Maceió, 1968

Apresentação da FAB, nas comemorações do 2° aniversário do Iate.

25 de abril de 1962.À beira da piscina, sócios apreciavam a apresentação da esquadrilha da fumaça, em comemoração do 2º aniversário do Iate Clube de Brasília.

Tribuna do Tênis em 1960

Em 1962. O Comodoro Sylvio Pedrosa, e o prefeito de Braília e embaixador Sete Câmara, cumprimentando o velejador Axel Smidth tio dos campeões Torbem e Larz Grael.

Em 1962. O Comodoro Sylvio Pedroza entrega os prêmios aos irmãos Reinaldo e Ralph Conrado vencedores do 7º Campeonato do Hemisfério Ocidental de Snipe.

Em 1962.Os irmãos Reinaldo e Ralph se preparando para receberem os prêmios do 7º Campeonato da Classe Snipe do Comodoro Sylvio Pedroza.

Vista da Náutica .